Fisiologia, a base de tudo.

Uma pessoa que deseja alcançar uma qualidade de vida excelente, necessita primeiramente preocupar-se com as suas necessidades mais básicas.

Começando pela base de nossas necessidades, nosso corpo necessita de uma boa respiração, alimentação com uma mínima qualidade, água, sono, excreção e um bom equilíbrio do corpo…

Imagine alguém com mais 70 anos que more em uma cidade com a qualidade do ar precária e extrema poluição, essa pessoa provavelmente sofre com problemas respiratórios na época do inverno.
Imagine alguém que acorda todos os dias as 5:00 para ir ao trabalho, vai a faculdade a noite e vai dormir de fato a 1:30.
Agora imagine você mesmo sem ir ao banheiro por uma semana.

Em todos esses exemplos, provavelmente após um tempo o corpo mostrará sinais de cansaço. Doenças e dores aparecerão como sinais de que algo está errado e a qualidade de vida fica comprometida.

E quais são as dicas nessa fase?

1- Alimente-se bem.
Uma boa alimentação é responsável por sua energia até o final do dia. Se você chega as 18:00 extremamente esgotado e sem forças para continuar seu dia, provavelmente seja reflexo de uma alimentação que não te oferta os nutrientes necessários para você chegar ao final do dia com energia e disposição.
Procure uma nutricionista para te orientar em sua dieta, caso não seja  possível  procure as informações no google, certamente você encontrará muitas informações de acordo com as atividades que você pratica.

2- Durma o mínimo necessário

Cada um sabe a quantidade de horas mínimas necessárias de sono para um bom descanso. Observe se você está respeitando essas horas necessárias. Muitas é vezes é difícil dormir de 7 a 8 horas de sono, pois jornadas duplas de emprego ou conciliar estudos e trabalho, podem tornar esse descanso impossível. Aproveite os momentos de folga para tirar o atraso do sono.

3- Beba água o suficiente

Assim como o sono, a quantidade de água que ingerimos é fundamental para nosso bem estar no dia a dia. Ressecamento da pele, dores de cabeça frequente, cabelo e pele sem brilho, urina cor amarelo escuro e não conseguir fazer cocô todos os dias, podem ser indicadores de falta de água em seu corpo. A média recomendada é de 2 litros diários, porém você sabe o quanto é necessário para o seu dia. Caso você pratique atividade física regular, sua necessidade de água passa a ser muito maior. Mantenha sempre ao seu lado um squeeze ou garrafinha de água de 500ml ou mais para ter um parâmetro de quanta água você já ingeriu no dia.

Nas próximas postagens iremos discutir sobre a segurança, do corpo, da propriedade, da família, etc..

Até Breve,

Raphael farias de Oliveira

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s